Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Webquest – Religião e Conquista na América Portuguesa

Os séculos XVI e XVII são marcados por um movimento de expansão territorial dos domínios portugueses na América, que leva o Brasil a multiplicar seu tamanho em função das atividades dos bandeirantes, jesuítas e vaqueiros. Vários interesses motivaram portugueses e seus descendentes na colônia a conquistarem terras cada vez mais distantes. Este trabalho explorará as características básicas deste processo e também a influência religiosa na sociedade brasileira por conta da forte atuação da Igreja Católica durante o período colonial.


Processos
Realizar as tarefas na ordem que aparecem no trabalho, pesquisando nos sites indicados no item “Fontes”; pois as primeiras tarefas lhe darão a base teórica para realizar as demais atividades. Registrar as informações que você for colhendo no caderno ou editor de texto. Você terá algumas aulas do laboratório de informática para realizar a pesquisa mas parte do trabalho deve ser terminado em casa.
Não esqueças! Faça a leitura, mas registre por suas próprias palavras como você compreendeu a leitura. Se você copiar algumas frases ou partes de um texto use "..." e, no fim, escreva o endereço da página de onde foi retirado.
Crie uma pasta com seu nome no computador do laboratório para que você salve todas as etapas do trabalho, utilize sempre o mesmo computador. Traga um pen drive o cd para salvar seu trabalho todo final de aula ou envie para seu e-mail.
No final do período de trabalho você deverá entregar o resultado de forma ordenada, para a professora, com capa. A tarefa IV deve ser enviada por e-mail até a data limite de entrega do trabalho ou em um cd anexado ao trabalho.
O vídeo será assistido por toda a classe na sala de áudio-visual em aula a ser marcada. Durante o vídeo faça anotações para fazer o relatório em casa.

Tarefas
I . Elabore um glossário com as seguintes palavras: (Definições diretas sobre os temas). Acrescente uma ilustração para cada palavra.
1. Padroado
2. Companhia de Jesus
3. Jesuítas
4. Catequizar
5. Inquisição
6. Bandeirantes

II. Pesquise sobre o tema, nas fontes indicadas e responda as questões abaixo
1. Pesquise sobre as Missões jesuítas e descreva como eram, que trabalhos eram realizados, como era o cotidiano, quais os objetivos, etc.
2. Como era a atuação da Igreja Católica durante o Brasil Colônia?
3. Como era a ação da Inquisição no Brasil?
4. Quem formava a população paulista XVI e XVII e como viviam, quais eram seus costumes?
5. Relacione a pecuária com a expansão do território português na América.

III. Escolha um personagem histórico importante da época e escreva sua biografia, destacando o que você achou mais interessante sobre sua vida e suas realizações. Pode ser um jesuíta, um bandeirante, um governante, um índio, etc.
IV. Monte um PPT com imagens do cotidiano brasileiro hoje, que demonstrem a influência católica em nossa cultura.
V. Depois de ler sobre as e os bandeirantes, imagine que você seja um deles e faça uma história em quadrinhos, contando uma viagem bandeirante.
VI. O Tratado de Tordesilhas, de 1494, delimitava os territórios português e espanhol, mas esse tratado não foi respeitado ou o território brasileiro seria bem menor do que é hoje. Que outros tratados foram assinados entre Portugal e Espanha determinando limites de territórios na América? Use mapas para ilustrar sua resposta.
VII. Depois de assistir ao vídeo ..... Faça um relatório sobre o que você entendeu.

Fontes

sua pesquisa
biografias
jesuítas no Brasil
bandeirantes
história do Brasil
Inquisição no Brasil
Inquisição no Brasil
Revista de História
Jesuítas

Avaliação
O trabalho será avaliado da seguinte forma:
Trabalho escrito - produção, clareza, compreensão. 6,0
Power point - criatividade e conteúdo. 2.0
História em Quadrinhos - criatividade e conteúdo 2.0

Conclusão
Através da realização deste trabalho pudemos perceber a influência marcante do catolicismo no Brasil desde a forte atuação da Igreja Católica na época colonial e seus desdobramentos na sociedade brasileira atual.E também perceber as dificuldades e obstáculos que os colonizadores enfrentaram para alcançar as áreas mais distantes do território, que ainda era bastante desconhecido e as viagens muito arriscadas e em algumas regiões haviam barreiras naturais. Missionários católicos e bandeirantes foram os principais agentes na conquista do interior do território. Portanto, a formação do território brasileiro não foi simples e muito tempo e ações se passaram até chegarmos ao território atual.



Digite aqui o resto do post

3 comentários:

Profª. Joice Belini disse...

Muito legal seu blog. Siga o meu também: http://profjoicebeli.blogspot.com

estefane disse...

estefane disse eu adoro hitoria e eu vou tentar seguir seu exemplo de educadora estou no 8 serie e sou otima em debates e a materia que mas me dedico

Anônimo disse...

EU ADORA HISTORIA VOU SEGUIR SEU EXEMPLO DE EDUCADORA ESTOU 6 SERIE EU SOU OTIMA EM TODAS MATERIA..........