Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

As Cruzadas - Esboço

Em 631 a Palestina passou a fazer parte do Império Islâmico, mas os árabes permitiam que os cristãos continuassem a fazer suas peregrinações, viagens com fins religiosos, a fim de visitarem a Terra Santa. Mas, no século XI os turcos, que se converteram ao islamismo, dominaram a região e proibiram as peregrinações, o que provocou uma forte reação na Europa.
Nesta época o Papa Urbano II fez um sermão na França garantido perdão de todos os pecados para aqueles que participassem de uma expedição religiosa-militar com o objetivo de conquistar a Terra Santa e libertá-la das mãos dos pagãos hereges. Estas expedições foram chamadas de cruzadas e aconteceram do final do século XI até meados do século XII. Com o objetivo de reaver o domínio de Jerusalém e outras regiões da Terra Santa e combater os povos pagãos, islamitas, hereges e inimigos do papado

Causas das cruzadas:
- ambição do papado de expandir se poder político e religioso.
- a psicologia coletiva dos cristãos da Idade Média que envolviam os aspectos de contratualidade, belicosidade e religiosidade.
- a idéia de guerra santa, de pelejar por um ideal religioso.
- ambição de cavaleiros por riquezas e terras

I Cruzada
Após o sermão do papa Urbano II, os bispos passararm a organizar e alistar os exércitos, grupos e destacamentos que deveriam ser mantidos por recursos próprios.
Partiram separadamente em direção a Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. A partir de lá conquistaram algumas cidades e partiram rumo a Jerusalém, onde promoveram um terrível massacre em 1099, derrotaram os turcos pela descentralização do exército turco e desorganização. Estabeleceram o reino de Jerusalém que durou até 1144, quando os cristãos foram derrotados pelos turcos.

As demais cruzadas não conseguiram conquistar a Terra Santa, a II cruzada por exemplo enfrentou vários problemas principalmente com relação aos mantimentos, era composta de duas frentes uma de francos e outra de germânicos, apenas uma divisão do exército original chegou a Jerusalém, sendo massacrada pelos turcos. A IV cruzada enfrentou muitos problemas financeiros e para conseguir recursos promoveram saques em Constantinopla.

Resultados:
- Não conquistaram a Terra Santa.
- O Modelo de financiamento das cruzadas se tornou a base do sistema tributário da Europa.
- Os europeus sofreram influência da cultura árabe como o banho, o uso do açucar, da seda, do linho, entre outros.
- As cruzadas serviram como estímulo ao comércio e também a produção artesanal européia, levando ao desenvolvimento urbano.

0 comentários: