Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

As Cruzadas - Esboço

Em 631 a Palestina passou a fazer parte do Império Islâmico, mas os árabes permitiam que os cristãos continuassem a fazer suas peregrinações, viagens com fins religiosos, a fim de visitarem a Terra Santa. Mas, no século XI os turcos, que se converteram ao islamismo, dominaram a região e proibiram as peregrinações, o que provocou uma forte reação na Europa.
Nesta época o Papa Urbano II fez um sermão na França garantido perdão de todos os pecados para aqueles que participassem de uma expedição religiosa-militar com o objetivo de conquistar a Terra Santa e libertá-la das mãos dos pagãos hereges. Estas expedições foram chamadas de cruzadas e aconteceram do final do século XI até meados do século XII. Com o objetivo de reaver o domínio de Jerusalém e outras regiões da Terra Santa e combater os povos pagãos, islamitas, hereges e inimigos do papado

Causas das cruzadas:
- ambição do papado de expandir se poder político e religioso.
- a psicologia coletiva dos cristãos da Idade Média que envolviam os aspectos de contratualidade, belicosidade e religiosidade.
- a idéia de guerra santa, de pelejar por um ideal religioso.
- ambição de cavaleiros por riquezas e terras

I Cruzada
Após o sermão do papa Urbano II, os bispos passararm a organizar e alistar os exércitos, grupos e destacamentos que deveriam ser mantidos por recursos próprios.
Partiram separadamente em direção a Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. A partir de lá conquistaram algumas cidades e partiram rumo a Jerusalém, onde promoveram um terrível massacre em 1099, derrotaram os turcos pela descentralização do exército turco e desorganização. Estabeleceram o reino de Jerusalém que durou até 1144, quando os cristãos foram derrotados pelos turcos.

As demais cruzadas não conseguiram conquistar a Terra Santa, a II cruzada por exemplo enfrentou vários problemas principalmente com relação aos mantimentos, era composta de duas frentes uma de francos e outra de germânicos, apenas uma divisão do exército original chegou a Jerusalém, sendo massacrada pelos turcos. A IV cruzada enfrentou muitos problemas financeiros e para conseguir recursos promoveram saques em Constantinopla.

Resultados:
- Não conquistaram a Terra Santa.
- O Modelo de financiamento das cruzadas se tornou a base do sistema tributário da Europa.
- Os europeus sofreram influência da cultura árabe como o banho, o uso do açucar, da seda, do linho, entre outros.
- As cruzadas serviram como estímulo ao comércio e também a produção artesanal européia, levando ao desenvolvimento urbano.

Leia Mais?

Vivendo no tempo da colonização

Nas coisas simples do dia-a-dia podemos perceber a participação da sociedade no processo histórico, através de suas emoções, hábitos alimentares, sistemas de casamentos, família, etc.
As principais características da sociedade colonial são: a estrutura agrária, patriarcal, escravocrata, pluriracial, conservadora, e predominantemente aristocrata e católica.

Moradia Colonial – as casa das cidades eram geralmente simples, de chão batido, faltavam acomodações, tinham poucas janelas, não havia chaminés para dispersar a fumaça, possuíam jardins, pomares e quintais.
Nos engenhos, havia a casa grande que era vasta e sólida, podia ser uma mansão térrea ou sobrado. Era o centro das atividades econômicas. Não havia muitos móveis, as pessoas se sentavam no chão, em tapetes turcos de seda.
Na senzala havia pouco espaço para intimidade, os escravos eram recolhidos num galpão que servia como um tipo de moradia coletiva.
Em geral o convívio doméstico era pequeno, e a vida íntima ficava exposta, dentro da casa a mulher exercia o papel central. A hospitalidade era uma das características, devido as circunstâncias, pois não havia hotéis, mas o visitante não desfrutava da vida íntima da casa.

Vida social – as relações sociais se davam principalmente na Igreja e nas festas públicas. Na casa grande havia saraus com músicas populares portuguesas. A diversão girava em torno de jogos de baralhos, damas, xadrez e gamão.

Higiene – Geralmente lavavam as mãos antes e depois das refeições; lavavam os pés antes de dormir; tomavam banhos quentes, principalmente como remédio.

Outros hábitos – Não usavam talheres; o alimento principal era a farinha de mandioca e também o milho, carne-seca, arroz e feijão. O casamento era problemático, pois faltavam mulheres brancas. O número de médicos era reduzido. E alguns escravos domésticos conviviam dentro da casa.

Leia Mais?