Se você souber por onde começar, como se organizar e o que não pode faltar no seu trabalho, ele vai ficar muito mais fácil e você vai aprender mais. Siga as orientações a seguir e mãos à obra.
ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO TRABALHO
1. Cerque o tema e faça um roteiro de pesquisa: Liste todos os pontos possíveis de serem abordados, depois escolha o que realmente deve ser desenvolvido. As questões levantadas servirão de roteiro para a pesquisa e elaboração do trabalho.
2. Reunir informações: Recolha informações de material de fácil acesso como manuais didáticos, enciclopédias, revistas, jornais e internet. Como ler tudo? Não perca tempo, escolha o que parece mais rico e interessante e comece a destrinchar.
Dicas importantes:
· Use um bloco de anotações ou papel para rascunho.
· Não se esqueça de anotar a bibliografia, já quando estiver lendo, tirar xérox ou conectado.
· Para trabalhar com material da internet, imprima ou copie os arquivos para não precisar ficar muito tempo conectado.
3. Leitura: ao ler vá anotando no caderno ( não se esqueça de anotar de onde está tirando a informação); você pode também ir grifando o texto se preferir. Para compreender melhor o texto é melhor que se leia ao menos duas vezes. Dica: Se você estiver sublinhando o texto pode fazer breves anotações ao lado do texto.
4. Preparação do texto final: Agora que você já tem bastante informação tanto na memória como nas anotações, faça um roteiro de como será seu texto, quais os tópicos que irá abordar. Com o roteiro feito vem a etapa final: a redação.
5. A redação: A idéia não é simplesmente copiar, mas escrever com suas próprias palavras o que você entendeu dos textos analisados. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu.
6. Coesão e coerência: a partir do roteiro vá alinhavando suas anotações anteriores e procure mais material para completá-las. Não perca tempo indo além do que foi proposto para não correr o risco de fugir do tema. Depois de tudo escrito faça uma revisão, um balanço do que foi escrito.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
· Capa: Nome da escola, do professor, do aluno, data e título do trabalho.
· Sumário: para fazer o sumário liste todos os subtítulos criados. Sempre é bom dividir o trabalho em partes; isso facilita a leitura e o entendimento do assunto, tanto para quem escreveu como para quem vai ler. Relacione-os no índice, anotando a página em que cada assunto pode ser encontrado. O índice é a última coisa que você define no seu trabalho, pois só depois de tudo pronto é que você vai saber em que página ficou determinado assunto.
· Introdução: Apresentação do tema, abrangência da pesquisa, questões que serão levantadas no trabalho, os objetivos do trabalho.
· Corpo do trabalho: Organizado em partes que respondam todas as perguntas do seu plano de pesquisa, e com subtítulos determinados. Uma forma interessante de iniciar pode ser um pequeno histórico sobre o assunto. Sempre releia o que foi escrito, se houver algum erro pode ser corrigido antes de entregar ao professor. Escolha o lugar para fotos, mapas e ilustrações que você conseguiu, é muito importante colocar legendas nas ilustrações.
· Conclusão: Nessa conclusão você pode escrever de forma resumida o que você aprendeu com o tema estudado e, também estabelecer relações com outros fatos referentes a mesma matéria.
· Bibliografia: listagem dos livros consultados, existem algumas regras:
· Livros: título da obra, nome do autor, editora e data de publicação.
· Artigos de revistas ou jornais: título do artigo (em itálico ou entre aspas), nome da publicação, nº da edição e data da publicação.
· Artigos e textos da internet: título do artigo, nome do autor, endereço da internet e data de acesso.
DICAS:
· Uma boa forma para começar a apresentação do trabalho é escrever a definição da palavra principal do título.
· Consulte a hemeroteca, que é uma coleção de recortes de revistas separados por assunto.Digite aqui o resto do post
Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.
Resumos, esboços, dicas e atividades.
Roteiro e dicas para fazer um trabalho de pesquisa
sexta-feira, 1 de maio de 2009
0 comentários:
Postar um comentário