Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Dia do Desafio - História do Esporte



Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas. O evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.
A célebre frase latina mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu necessidade de exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo. Uma forma de interação social, exibição de força física e divertimento, os esportes surgiram com as civilizações. A destruição da rotina” na medida em que possibilita uma espécie de excitação agradável promovendo, em certa medida, um sentimento de identificação coletiva.

Na Antigüidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral. O exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades.
Os principais exemplos de jogos e valorização do esporte são encontrados na Grécia Antiga. Nas cidades principais, tais como Corinto, Delfos ou Argólida, eram organizados eventos atléticos em homenagem aos deuses. Na cidade de Olímpia em 776 a.C foi organizado o primeiro torneio “olímpico” em homenagem a Zeus, a princípio era apenas uma corrida de aproximadamente 190m; depois foram incluídos outros como a corrida de biga e o pancrático, uma luta que mistura elementos de boxe e luta livre. Nos Jogos antigos participavam somente homens livres que falavam grego, e às mulheres era proibido intervir. A fama perseguia os campeões olímpicos, no retorno após a disputa, os atletas vitoriosos tinham uma recepção de heróis, com desfile pelas ruas. A última Olimpíada da Antigüidade, com uma vasta lista de campeões, nomes e proezas, foi a do ano 394 d.C.
Na Idade Média os exercícios físicos foram a base da preparação militar dos soldados. Entre os nobres eram valorizadas a esgrima e a equitação como requisitos para a participação nas Justas e Torneios, praticavam também a caça; enquanto o povo tinha grande apego aos jogos de bola. Atividade física fazia parte da rotina da maioria das pessoas já que a vida no campo remete a atividade física como atividade agrícola e cuidar dos animais.
Com o Renascimento e o final da Idade Média, a crescente aglomeração populacional nas cidades propiciou o interesse pelas atividades físicas, e a existência de uma população estável possibilitou a formação de equipes e a organização de competições segundo regras determinadas, regidas por órgãos locais ou nacionais (federações, comissões).
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. "Vida longa à nação. Vida longa à Grécia!" O rei Jorge declarou abertos os Jogos Olímpicos no dia 6 de abril – no calendário juliano, 25 de março, data em que se comemorava o 75º aniversário da independência da Grécia –, em uma concorrida cerimônia no Panathinaiko.
Os jogos Olímpicos contemplam a tradição de muitos anos, desde a Grécia antiga trazem em seu nome a idéia de força, beleza e habilidade para quem o pratica. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, oficialmente conhecidos como Jogos da XXX Olimpíada, serão realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012.
A vida nas grandes cidades, com sua automatização, leva o indivíduo a gastar menos energia, porque geralmente impõe grandes obstáculos para ele encontrar tempo, locais disponíveis e segurança para a pratica da atividade física
Diante de todas as limitações existentes na atual sociedade, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível. As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão porém passam desapercebidas. O importante é escolhermos qual prática se adapta melhor ao nosso estilo de vida e começar a nos cuidar, porque só dessa forma teremos uma vida saudável.

1 comentários:

Anônimo disse...

hi, new to the site, thanks.