Os persas, importante povo da antiguidade oriental, ocuparam a região da Pérsia (atual Irã). A política era toda dominada e feita pelo imperador, soberano absoluto que mandava em tudo e em todos. O rei era considerado um deus, desta forma, o poder era de direito divino.
Responsáveis pela construção de um dos maiores impérios da antiguidade.Em três reinados ampliaram seus domínios conquistando diversos povos.
Ciro
Unificou os medos e persas, iniciou um grande processo de conquistas que levou os persas a dominarem praticamente todo o Oriente Médio. Estendeu seus domínios até a Ásia Menor, atual Turquia.
Cambises
O expansionista, durante seu governo o Império persa chegou quase ao máximo de sua extensão. Conquistou o Egito.
Dario
O organizador, ficou mais conhecido por sua capacidade administrativa. Dividiu o Império em 20 províncias, as quais chamou de Satrápias, cada uma delas era administrada pelo sátrapa. Também criou uma moeda única para facilitar as atividades comerciais, o dárico.
Economia
Baseada na agricultura e criação de gado. Mas, com a expansão do império e construção de estradas, desenvolveram também a produção artesanal e o comércio.
Religião
A religião dos persas era dualistas, o deus supremo do bem, chamado Aura Masda; e o deus supremo do mal, chamado Arimã. Acreditavam que havia uma luta permanente entre o bem e o mal.
Zoroastro foi o fundador desta religião, que ficou conhecida como zoroastrismo.
Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.
Resumos, esboços, dicas e atividades.
Civilização Persa
terça-feira, 2 de junho de 2009
0 comentários:
Postar um comentário