Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Os Hebreus




Chamados de “o povo da Bíblia” por alguns estudiosos, por serem os autores da Bíblia, a maior parte da tradição que manteve as características deste povo desde a Antiguidade até os dias de hoje, está baseada nas idéias registradas no Antigo Testamento, a Bíblia hebraica. Os descendentes dos antigos hebreus, hoje são conhecidos como judeus. E de forma direta ou indireta a história deste povo está relacionada a cada um de nós.

Origem e história
Abraão, chamado de o hebreu, vivia na cidade de Ur na Mesopotâmia, mudou-se para a região do vale do rio Jordão, localizada na atual Palestina. Teria nascido em 1948 a.C. Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja criam em vários deuses, já o monoteísmo é a crença na existência de um só Deus, Abraão é tido como a semente mais antiga do monoteísmo. Abraão deu início ao 1º período da história dos hebreus:
Período do Patriarcas (1900-1700 a. C.)
Patriarcal é a sociedade em que o homem mais velho exerce a liderança da comunidade. Abraão, que era um homem muito rico, era o patriarca de sua comunidade que incluía sua família, parentes, agregados e servos. Isaque, filho de Abraão herdou do pai esta posição. Isaque teve dois filhos, Esaú o mais velho, portanto teria o direito de primogenitura (direito a maior parte da herança e chefia da família), mas Jacó, também chamado Israel, compra este direito, então a linhagem continua com a família de Jacó que teve 12 filhos, os quais formaram as 12 tribos de Israel.
Período de José (1700-1650 a.C.)
José, um dos filhos de Jacó se torna governador no Egito e devido a uma seca os demais filhos de Jacó migram para o Egito, onde passam a viver um período de relativa paz. Isto se deu durante o Médio Império Egípcio.
Período de Escravidão (1650-1250 a.C.)
Após a morte de José, a família se torna uma grande nação e são escravizados pelos egípcios. Depois de 400 anos são libertados por Moisés, um dos mais importantes personagens da história hebraica, e peregrinam pelo deserto por 40 anos, este episódio é chamado de Êxodo. Voltam para Canaã, a “terra prometida”, e liderados por Josué conquistam a terra.
Período do Juízes (1200-1010 a.C.)
O juiz era um líder militar, político, jurídico e espiritual. Cada tribo tinha um juiz para guiá-los, mas às vezes um deles se destacavam, como Débora, Baraque, Gideão, Sansão e Samuel.
Período do Reino Unido (1010-933 a.C.)
Além do rei, neste período havia grande influência dos profetas. O primeiro rei foi Saul que morreu em batalha juntamente com seus filhos.
O segundo rei, o mais famoso, foi Davi que teve o reinado marcado por guerras e conquistas. Seu filho Salomão se tronou um rei próspero construindo estradas, cidades, palácios e o famoso Templo de Salomão, mas para tanto cobrou altos impostos o que deixou boa parte do povo descontente. Após sua morte, seu filho Roboão não conseguiu manter a união das tribos e o reino foi dividido em dois: Reino de Israel, também chamado Reino do Norte e Reino de Judá, chamado Reino do Sul; este episódio ficou conhecido como Cisma (divisão), aconteceu em 933 a.C.
Reino de Israel (933-722 a.C.)
Foi perdendo sua unidade e características devido a influências vizinhas, foram conquistados e destruídos pelos Assírios em 722 a.C. e as informações sobre estas 10 tribos que formavam o reino do Norte se perderam após este episódio, não voltaram mais a constituir um reino.
Reino de Judá (933-70 a.C.)
Formado pela tribo de Judá e Benjamim, continuaram leais a família de Davi. Mas também foram derrotados e conquistados, mas por Nabucodonosor, rei da Babilônia, que invadiu o reino, destruiu o templo e levou cativa boa parte da população.
A partir de 538 a.C. conduzidos por Neemias muitos retornaram a Palestina e passaram a reconstruir o reino, as cidades e o templo. Mas continuaram submissos, agora ao Império Persa. Depois de 200 anos foram invadidos por Alexandre o Grande e passam a ser dominados pelos gregos-macedônicos.
A partir de 63 a.C passam a ser dominados pelos romanos, aos quais tentaram resistir através de diversas rebeliões. Durante esta dominação surgiu Jesus e iniciou-se o cristianismo. No ano 70 d.C. o general romano Tito decidiu invadir a Província da Palestina destruindo a cidade de Jerusalém e o templo foi novamente destruído. Isto gerou o movimento de “Diáspora” que foi a dispersão do povo judeu pelo mundo.
Diáspora
Neste período surgiram comunidades judaicas espalhadas pelo mundo, em vários momentos da história e em diferentes lugares do mundo, os judeus sofreram perseguições étnicas e religiosas. Mas, mesmo se pátria, em grande parte devido ao respeito pelas tradições e religião, mantiveram sua cultura milenar viva.
Após o holocausto, que foi a perseguição aos judeus promovida por Hitler durante a II Guerra Mundial (1939-1945), a ONU – Organização das Nações Unidas resolveu criar o Estado de Israel. Então, na região da Palestina em 1948, surgiu o Estado de Israel, a criação deste país gerou uma série de conflitos na região que não foram solucionados até hoje.
Leia também Costumes e Tradições - Hebreus
Tesouro no Egito

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi professora!

Caroline Fernanda disse...

Profª gostei bastante do texto sobre os hebreus vou estudar para a recuperação pelo texto!
afinal estou gostando muito da escola ADVENTISTA

Vanessa Frugoli disse...

Que bom que você gostou Carol. Espero que ajude mesmo e que você vá bem na prova. Fiz com muito carinho pra vocês.

Anônimo disse...

oi pro,td bem
é a lethicia de gaspri da 5ª
eu gostei muito do seu blog muito mtito legall!!
xau.bjs =)
dia 13-05-2009
horario enviado 20:21

Anônimo disse...

Professora Vanessa, está de parabéns pelo texto, bem esclarecido. Meu filho que é do Colégio Adventista no RJ, vai fazer um ts, e conseguiu entender muito melhor a matéria através deste excelente resumo.
Obrigada
Que Deus continue te abençoando para q vc possa nos abençoar tb... rsrsrs
bjokas

Vanessa Frugoli disse...

Que bom que foi útil. Espero que ele se dê bem na prova.
abraço

Anônimo disse...

professora Vanessa eu amei esse seu texto deu para realizar minha tarefa toda ! e a final eu estou estudando na escola Adventista da Bahia !

Anônimo disse...

Mais que site é esse.ele é demais..Só falta as imagens