Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Como apresentar um seminário

Você vai ter que se apresentar diante da turma e do professor(a), como se portar, como se preparar, o que não se deve fazer? Apresentar um bom seminário não é simples; requer tempo para pesquisa e preparo do material, além de coragem para enfrentar o público. Veja algumas dicas que facilitarão o trabalho:

1. Todo o grupo deve estar por dentro do assunto, então em primeiro lugar pesquisem o assunto, juntos ou separadamente.
2. Reúnam-se para discutir o que descobriram e organizar o trabalho. Todo seminário deve ter começo meio e fim, então façam um roteiro da apresentação. (Todos integrantes do grupo devem ter uma cópia)
3. Façam um roteiro de como deverá ser ordenada a apresentação, todos os indivíduos do grupo devem ter uma cópia; a fim de que possam acompanhar e cobrir um ao outro.
4. Cartazes e/ou apresentação de slides são úteis; devem estar bem organizados, com pouco conteúdo. As letras devem ser grande o bastante para que sejam vistas e entendidas à distância.
5. Prepare-se: estude e prepare a fala para o tempo disponível, prepare o material com antecedência. Não deixe para fazer o trabalho na noite anterior.
6. Na hora h: fique em pé ereto; deixe as mãos livres; se estiver muito nervoso, procure usar frases curtas; se errar, peça desculpas e continue.

Seja confiante, se você se preparou as palavras virão e tudo correrá bem.

0 comentários: