Espaço para informação, reflexão e debate sobre História Geral e do Brasil com alunos, colegas e amigos.
Resumos, esboços, dicas e atividades.

Hebreus - costumes e tradições

A sociedade hebraica era patriarcal, sempre havia o elemento masculino, o homem mais velho na liderança da comunidade, mas as mulheres também tinham seu papel, eram responsáveis Pela educação dos filhos e também eram conselheiras do marido, bons exemplos da influência da mulher na sociedade hebraica são Sara, Rebeca e Débora. Junto ao Patriarca e sua esposa estavam os parentes mais próximos, que também tinham certa influência na sociedade, depois vinham os parentes distantes e os agregados e finalmente, os escravos.

Inicialmente a economia hebraica era apenas baseada na pecuária, principalmente a criação de ovelhas ou pastoreio, com a ida para o Egito acrescentaram também a agricultura, o artesanato também teve um significativo desenvolvimento, pois as construções que empreenderam exigiram tais profissionais.
A religião praticada pelos hebreus é chamada de judaísmo. Seus escritos sagrados são o que os cristãos chamam de Antigo Testamento Bíblico, e os judeus chamam de TANACH, iniciais das três seções em que a Bíblia hebraica está dividida: TORÁ, que significa lei e inclui os 5 primeiros livros da Bíblia e que foram escritos por Moisés; NEVIIM, que são os profetas e a terceira parte KTUVIM, que significa escritos, inclui livros poéticos e históricos. Estes escritos sagrados não contam apenas a vida deste povo, mas influenciaram tremendamente a nossa sociedade e continuam influenciando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Dentre outras influências podemos citar também, a Páscoa, que tem origem com a PESSACH dos judeus e o Dia de Ação de Graças que foi inspirado no YOM KIPPUR, dia do perdão israelita.
Para saber mais:
Geral: http://www.brasilescola.com/historiag/hebreus.htm
Yom Kippur: http://www.tourism.gov.il/Tourism_Bra/Tourist+Information/Discover+Israel/Holidays/Yom+Kippur.htm
Judeus no Brasil e outros: http://www.geocities.com/brasilsefarad/visitacoes.htm
Holocausto: http://holocausto-doc.blogspot.com/
http://www.ushmm.org/museum/exhibit/focus/portuguese/

12 comentários:

Unknown disse...

bom,eu tenho perguntas:como eram suas casas,que objetos confeccionavam;como ele locomoviapara vender esses objetos em outros lugares,como era o templo onde eles se reuniam para cultuar lahweh;;

e não achei em lugar nenhum

Unknown disse...

eu gostaria de saber:

*como eram suas casas;

*que objetos confeccionavam;

* como eles se locomoviam para vender esses objetos em outros lugares ;

*como era o templo onde eles se reuniam para cultuar lahweh;

por favor é de urgencia eu não consigo achar em lugar nenhum esse site foi minha salvação...


beijos...

b_t_b agradesse!!!!!

Unknown disse...

gostei muito é um bom site imfomacional dos hebreus,coisas intessesantes e explicada muito claro para que as pessoas possam estudar,..

espero que fassam mais sobre outros assunto eu mesmo vou passar para minhas amigas..

elas vão amar..

Vanessa Frugoli disse...

Thaiane

Esta semana ainda respondo suas questões, até 3ª feira. Se vc deixar seu e-mail, posso tbem te mandar.
Obrigada pelos comentários, que bom que gostou.
Vanessa

tna branding disse...

Bom dia, Anelo conhecer a história de Israel e achei interessante o seu relato sobre os Hebreus, gostaria de saber sobre a origem (falo isso de bom coração) para que eu possa saber a fonte dessa informação.

Jesus é Deus

Vanessa Frugoli disse...

As informações são de anotações minhas no decorrer de minhas aulas e planejamentos. Revistas, livros didáticos, acabei por escrever meu próprio texto. O que posso te passar é o nome do livro didático que usava na época em que escrevi este texto para meus alunos: Era Uma vez... volume 3 - CPB

Unknown disse...

Eu estou com a mesma duvida que a Thaiane. Gostaria de saber mais sobre as casas do povo hebreu para um trabalho de seminario. Paz
Cleyton Lerner. Seminarista do Curso Teológico do Centro de Formação Teológica – Extensão Curitiba (CEFORTE).

Júlia disse...

preciso saber:(hebreus)como eram suas casas-q objetos confeccionavam

Gla17 disse...

bom,eu tenho perguntas:

Como eram suas casa;
Que objetos confeccionavam;
Como eles se locomoviam para vender Esses objetos em outros lugares;
Como era o templo onde eles se reuniam para cultuar lahweh.
Pf me responda prof

LISLEY disse...

quais eram os costumes religiosos dos hebreus?

Anônimo disse...

Vanessa preciso urgentemente de como eram as casas dos hebreus .
por favor se poder me ajudar .Obrigada:

Rafaella B

PS: É TRABALHO SE NAO ENTREGAR PERCO MEUS 100 PONTOS =(

Vanessa Frugoli disse...

Rafaella
Não estou mais dando aulas, não tenho mais material e tenho ocupado meu tempo com outro trabalho.
Vanessa