Vídeo que apresenta um esboço sobre o islamismo no mundo hoje.
Leia Mais?Prof.ª Vanessa Frugoli
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
História: é a ciência dos acontecimentos humanos ao longo do tempo. Estuda o passado dos homens e das nações, seu modo de vida, seus conhecimentos, fatos ocorridos e suas reações através do tempo. A História estuda o passado com o objetivo de explicar o presente.
Tempo: para a História o tempo seria o meio semelhante ao espaço em que se desenvolvem os acontecimentos. Para a Física, o tempo seria a medida de duração dos fenômenos, permitindo assim assinalar a sucessão dos eventos. O tempo é uma mudança contínua pela qual o presente se converte em passado.
Fontes Históricas: para conhecer o passado os historiadores recorrem às fontes históricas, que são todos os vestígios deixados pelo ser humano ao longo do tempo. Podem ser escritas como documentos, leis, registros de negócios, cartas, livros, biografias, etc. Ou não escritas, como monumentos, fotografias, armas utensílios domésticos, ferramentas, etc.
Cada povo, e em cada época, possui uma concepção diferente do tempo e História. A relação que desenvolvemos hoje com o tempo através das atividades do cotidiano, como trabalho e lazer, é diferente da relação que as pessoas mantinham com o tempo no passado, mesmo no mundo Ocidental onde vivemos.
No estudo da História é importante conhecer outras sociedades. E é a cultura que define em muitos aspectos a sociedade.
Cultura: se refere as maneiras como as pessoas entendem o mundo, suas práticas religiosas, os papéis atribuídos aos homens e às mulheres, a criatividade humana na arte, na música, na arquitetura, a linguagem e outros.
Como o tempo é contado?
1. Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano.
Tipos de Calendários
a) Calendário Cristão : utilizado pela maioria dos países ocidentais. Marca os anos a partir do nascimento de Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII.
a.C. antes de Cristo
d.C. depois de Cristo
b)Calendário Muçulmano: utilizado em países de religião mulçumana. Marca os anos a partir da fuga de Maomé para Meca, em 622.
c)Calendário Hebraico: Calendário Hebraico : utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760 a.C.
2. Periodização da História - A divisão da História em períodos, para facilitar seu estudo. Através de uma concepção eurocêntrica do mundo, difundiu-se uma linha do tempo baseada em eventos ligados ao contexto do continente europeu.
Linha do tempo: Antiguidade ou Idade Antiga (+ ou - 3200 aC a 476 dC); Idade Média ou Medieval (476-1453 dC); Idade Moderna ou Modernidade (1453-1789); Idade Contemporânea (1789-hoje).
3. Século: período de 100 anos, contando do ano 1 ao 100, do 101 ao 200 e assim sucessivamente.
Como converter anos em séculos?
1- Se o ano terminar em 00, permanece o(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
Exemplo: 1200=séc.XII; 300=séc.III
2- Se o ano não terminar em 00, acrescenta-se 1 ao(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
Exemplo: 1756=séc.XVIII; 101=séc.II
Como converter séculos em anos?
1- Converte-se o(s) dígito(s) inicial(is), do romano ao cardinal, acresentando dois zeros. Este é o ano final.
Exemplo: séc.XVI=16+00=1600
Em seguida, subtrai 99 do número, encontrando, assim, o ano inicial.
Exemplo: 1600 - 99=1501
Ou seja, o séc.XVI inicia em 1501 e termina em 1600.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
“Depois do intenso século XIX – quando as colônias ibéricas alcançaram sua independência e os Estados nacionais latino-americanos se organizaram – os Estados Unidos promoveram sua grande expansão territorial... o século XX também foi marcado por tensões que ajudaram a formar a América atual.” (História Interativa p. 6)
Através de intervenções diretas ou indiretas os estados Unidos procuraram alcançar seus objetivos e interesses sobre a América Latina. Pouco a pouca a influência européia cedeu espaço para a ação estadunidense. Podemos perceber esta ação através da história de vários países e de alguns movimentos que serão tratados neste trabalho. Assim poderemos perceber como os habitantes do continente americano formaram a América como conhecemos hoje.
Processos
Realizar as tarefas I, pesquisando nos sites indicados no item “Fontes”. Registrar as informações que for colhendo no caderno ou editor de texto. Você terá aulas no laboratório de informática para realizar a pesquisa o restante deve ser terminado em casa.
Não se esqueça! Faça a leitura, mas registre por suas próprias palavras como você compreendeu a leitura. Se você copiar algumas frases ou partes de um texto use "..." e, no fim, escreva o endereço da página de onde foi retirado.
Crie uma pasta com seu nome no computador do laboratório para que você salve todas as etapas do trabalho, utilize sempre o mesmo computador. Traga um pen drive o cd para salvar seu trabalho todo final de aula ou envie para seu e-mail.
O vídeo será assistido por toda a classe na sala de áudio-visual em aula a ser marcada. Durante o vídeo faça anotações para fazer o relatório em casa.
As atividades de 1-5 devem ser entregues todas juntas e também a conclusão ao final do período do trabalho. As atividades 4, 6-7 devem ser enviadas por e-mail ou em cd também ao final do trabalho.
Tarefas
I - Com cada um dos eventos a seguir realize a atividade abaixo:
a) Independência de Cuba
b) Revolução Mexicana
c) Guerra do Chaco
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
II - Faça um Glossário explicando os conceitos abaixo e acrescente uma ilustração para cada uma:
1. Caudilhismo
2. Coronelismo
3. Doutrina Monroe
4. Destino Manifesto
5. Política do Grande Porrete (Big Stick Policy)
6. Emenda Platt
7. Canal do Panamá
8. Sandinismo
9. Standard Oil (Exxon)
10. Imperialismo
III – Pesquise sobre a Guerra do Chaco e a interferência de empresas estrangeiras, tendo em vista as questões abaixo escreva uma dissertação contando as idéias que formam sua opinião sobre o assunto.
A interferência estrangeira ajudou ou prejudicou?
Quem foi ajudado ou prejudicado?
Solucionou ou perpetuou o conflito?
O interesse da intervenção estava focado no benefício da população local ou não?
IV – Pesquise em sites de notícias, indicados nas fontes, questões atuais relacionadas a América Latina, monte um cartaz com uma colagem de imagens que de forma simbólica e crítica apresente o tema escolhido por você. Escreva um texto explicando quais as críticas que você quis expressar.
V - Observe as imagens a seguir:
O que elas representam?
Faça um comentário para cada uma delas.
VI - Canal do Panamá
a) Faça um tour virtual
b) Procure conhecer como foi construído, por quem e por quê.
c) Assista ao vídeo na sala de multimídia no horário marcado pela professora.
d) Monte uma apresentação em PPT com os principais pontos deste tema com suas conclusões pessoais.
VII - Identifique no mapa os principais países citados no trabalho:
Fontes
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/2/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=54
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-mexina.htm
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/guerra-chaco.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index.htm
http://historia.abril.com.br/guerra/guerra-chaco-inferno-verde-435689.shtml
http://educacao.uol.com.br/historia/historia-cuba-2.jhtm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eua_panama.htm
Avaliação
O trabalho será avaliado da seguinte forma:
Atividade 1 – 3.0
Atividade 2 – Glossário - 1.5
Atividade 3 – Dissertação sobre a guerra do Chaco – 1.0
Atividade 4 – Problemas atuais sobre a América Latina - Cartaz – 1.0
Atividade 5 – Imagens 0.5
Atividade 6 – PPT – Canal do Panamá – 1.5
Atividade 7 – Mapa – 0.5
Conclusão
Os eventos que vimos neste trabalho colaboraram para a formação das características da América Latina atual. Como vimos foi crescente e marcante a influência dos Estados Unidos nos países da América, embora não tenhamos mais intervenções militares tão claras e fortes ainda podemos perceber esta influência hoje principalmente na economia e cultura.
Agora escreva você um texto concluindo seu trabalho, contando o que você aprendeu sobre o tema, o que você achou mais interessante, quais foram suas impressões sobre o início do século XX na América.